Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

trilhando desafios


Tudo começou bem  enquanto éramos  somente  nós, os três andarilhos,  a trilha e seus obstáculos menores como gravetos, galhos, mato, uns desníveis aqui e ali, pedras y otras cositas mas. Beirávamos um trecho da mata nativa da Floresta da Tijuca e pretendíamos subir até o Redentor pela  sedutora trilha do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, no Rio.

Enquanto o cenário desenhava poucos obstáculos, como parecia no início, eu estava bem e até pensando cá comigo: ‘Ahhhh! Que moleza! Esse troço de trilha ‘tá ficando desafio pouco para mim!!!’

Meu cajado high tech me bastava para me devolver uma segurança que aquele terreno irregular tentava me tirar.

Depois de um tempinho trekando horizontalmente, começamos, então, a subir, com os mesmos muitos gravetos, pedregulhos, desníveis, galhos e com alguns acompanhantes adicionais:

- altos degraus ali posicionados pela mão humana n’uma tentativa de tornar ângulo tão forte de inclinação, algo transponível (ou não!).

- Numerosas e volumosas raízes de árvores que, diante da verticalidade do morro, que ali se fazia seu solo, eram parcialmente desnudadas e tornavam-se obstáculos (outros também altos).

Aí ferrou! Com tantos obstáculos eu precisava, muitas vezes, além de meu cajado high tech, das duas mãos, dos braços e do corpo de meu amor para me segurar ou me impulsionar ou me puxar.

Ainda assim, caí algumas vezes. Os múltiplos desníveis me provocavam vertigens. Eu procurava, procurava e não achava galhos ou árvores ou pedras ao derredor para me apoiar e fixar pernas e braços e… ahhhhhhhhhhh!!! Acabava por fixar corpo inteiro no chão!

Hora e meia de subida depois, um morro absoluta e invariavelmente vertical se colocou diante de meus olhos. Sem galhos, pedras ou troncos que me servissem de apoio, sentei e chorei.

Um  ‘casi drama mexicano’ tomou lugar naquela aventura trekkeira. 

“-Não consigo subir. Não consigo dar um passo adiante com isto tudo que tenho diante de mim. Estou atrapalhando o programa de vocês. O que era para ser uma aventura ganhou ares de assistência ‘pessoal’ de mão única. A de vocês comigo. Vocês me ajudam e eu não ajudo ninguém.”

Ao que eles me consolaram, ajudaram e  impulsionaram naquele e n’outros morros com forte pinta de intransponíveis que surgiram e assim seguimos.

Com duas horas de subida (ÍNGREME), soou o alarme da prudência: hora de voltar.

E veio em boa hora, este alarme. Se na vida dos normais (no quesito equilíbrio); para baixo, todo santo ajuda; em nossa ‘triste vida severina’ de desequilibrados; para baixo, todo santo empurra.

Mas enfim, tive de descer grande parte de nosso caminho de volta sentada, me arrastando encosta da montanha abaixo, me apoiando com as quatro patinhas no chão.

E na descida é que pude ver o tamanho (e a altura) das vitórias de minha subida (plurais)

Para quem chegou a não andar pela ‘simples’ falta de equilíbrio, estou quase uma malabarista.

Estímulos constituem a base de meu interminável processo de recuperação. E este trekking somou o claro estímulo físico de  todo a processo e um inestimável estímulo psicológico, o da vitória!


3 comentários:

  1. Poliana, parabéns não só pelo texto, mas também pela sua vitoriosa aventura!
    Seu blog, além de interessantíssimo, serve lição pros seus leitores!
    Continue assim!!

    ResponderExcluir
  2. você, além de escrever muito bem, tem sensibilidade de artista.

    aos poucos, vou lendo os outros textos tbm.

    forte abraço, Jan.

    ResponderExcluir