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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

bovary, lado b



É uma atriz,  sua personagem, na verdade, quem vem ao público no começo do espetáculo onde, também, cervejas são distribuídas. E elas estão nas mãos, no roteiro, nas falas.

Quer dizer, são parte da peça. Estamos todos às portas do ensaio de uma banda punk. Literal e informalmente.

Ainda à espera, às portas do teatro, sem, no entanto, esperar, somos abordados pela ‘tal' Madame B que, após algumas brincadeiras, cervejas distribuídas, nos convida a entrar.

A protagonista (Mariana Senne) de "Madame B - Fita Demo", peça em cartaz no SESC Consolação, é inspirada na heroína que intitula o livro do escritor francês Gustave Flaubert. Em cena, surge uma Bovary atualizada, com uma linguagem paródica.

Emma, a madame em questão (do título e da porta), é uma cantora  de desejos e vontades insaciáveis, que vive o tédio no casamento.  Via consumo, em intermináveis compras pela internet ela segue tentando trazer para si alguma satisfação e driblar o tédio conjugal.  O bovarismo, termo que nasceu dela, da Bovary, consiste, assim, numa insatisfação romanesca com a realidade. E o bovarismo, aqui, “faz parte da sociedade de consumo, que vive uma espécie de fantasia acreditando que a posse pode significar felicidade" nos conta Cibele Forjaz, diretora da peça.

Assim, ela vai adquirindo objetos supérfluos e se endividando. Estas compras são entregues sempre  por um mesmo homem (Ieltxu Martinez Ortueta) com quem alimenta fantasias e vai se envolvendo. Nas horas vagas, eles ensaiam na garagem da banda Los Primatas, para criar um disco conceitual, inspirado no romance Madame Bovary. Mas com o correr das sucessivas compras, ela vai se endividando, se entregando e se deprimindo.

Está dado aí o mote para a leitura contemporânea de um clássico da literatura com uma abordagem experimental na ‘linguagem’, no figurino e no cenário. O cenário é montado em papel Kraft e lembra cartoons. O figurino é todo em aventais estilizados e caracterizados. A linguagem... bem, a linguagem do todo, como a peça se comunica, há que ver...

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