Translate

domingo, 13 de abril de 2014

em Tom maior

Ron Carter

Absolutamente perdida dentro de mim, me encontrei. Na suavidade e  candura da bossa Jobim e na levada dos insights e do acompanhamento ‘Jazz’ de Ron Carter.

Hesitei várias vezes, e muito, em ir ao SESC àquela noite, para a bossa, para o Tom, para o Jazz. Não por eles, por mim, pelo tempo fechado em meu peito. Pela tempestade que lá ia se armando. Ir para a música, para o jazz, para o Tom ou ir para a cama, agora que chove, com Tom e Ron, igual mais diferente.

Sonhando com o ar fresco da janela aberta de meu quarto, com os sons do jazz e da chuva se confundindo, lençóis limpos e frescos, um banho e um vinho. E eu.

Juro que quase me convenci, mas logo aos primeiros acordes, tive imediata certeza da escolha certa. O trio Jobim, grupo que acompanhou o compositor por 15 anos, junto a Ron Carter, jazzista que participou de várias gravações de álbuns do brasileiro, me pegaram pela mão e me embalaram o sorriso por algumas boas horas e muito boas lembranças na sequência, determinando um repertório de todo o final de semana.

A bossa;
A sofisticação,
A delicadeza,
A identidade;
A memória afetiva de cada canção.

Com a entrada do mestre do Jazz, o SESC se iluminou. Com ele tocando, se entregou. Aquele negro jazz música ritmo.

O balanço da bossa no violão, no piano e bateria, conduzidos e coloridos pelo contrabaixo pulsante de Carter. Em músicas suas, vemos o quanto, do Brasil e da bossa, ele traduziu. Bem traduziu em um repertório carregado de brasilidade, na ginga e no Tom (!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário