Translate

sábado, 24 de fevereiro de 2018

vamos brincar diferente?


Vi uma frase no Instagram de uma minha interseção que me alimentou um turbilhão. “Arte como terapia”. Me ‘moveu’ e mexeu comigo de uma maneira forte porque é assim que encaro. É um pouco mais forte, na verdade, arte como alimento do espírito e como mola propulsora de querências e vontades, o que, de certa forma, é terapêutico, não é assim? Um rico escape cotidiano para os contratempos e dores da vida, humanos que somos.
E pensando na arte enquanto algo abraçado e vivido cotidianamente, me lembrei de uma feira/exposição a que fui na semana passada. Falo do File. Parece piada a sonoridade desta frase aí atrás, mas é coincidência, e só. Então, como eu ia dizendo, me refiro (melhorou?) ao FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

A interatividade como linha mestra!

Já fui a várias edições deste festival, em BH, quando ali morava. Enquanto frequentadora assídua de festivais de artes, feiras e afins, não me imaginava ficando de fora. Hoje, confesso que não me convencia muito. Achava pretensioso. Não entendia as fronteiras da proposta e ficava achando que aquilo se propunha a arte. Bits, bytes, fios e botões  querendo posar de etéreos, abstratos, conotativos, sei lá! Linguagem e estética puramente eletrônicos, se pretendendo arte contemporânea ou algo assim.
Uma imagem plástica futurista (criada por mim, confesso) me dava preguiça. A coisa eletrônica, nem
A arte de cada um!
muito disfarçadinha, alcançava, para mim, o apuro estético, o valor etéreo ou o questionamento do status quo que seriam, segundo preconceitos meus, definidores da arte. A mineira em mim franzia as sobrancelhas e resmungava – han! Mas no ano seguinte estava eu lá de novo, com cara de imersa naquele universo e posando de moderna, contemporânea, digital.
Este ano, de passagem por BH, o bendito estava em cartaz no CCBB.  Tenho que confessar que, assistindo às instalações com a questão do formato e da linguagem em mente, fui definitivamente fisgada.Uma linguagem e uma estética    embebidas daquele universo, nos plantando questionamentos de como caminhará a arte neste admirável mundo digital que nos vai cercando e condicionando projetos e processos. E o tema era bem isto: ‘Arte eletrônica na era disruptiva’.  Uma plástica do futuro, mas não robótica, arquetípica. Linguagem e plástica eletrônicas. Formas e cores, quebrando paradigmas na proposta, forma e significado.

Todas as conexões do pensamento materializados!
Sinestésicas e interativas, cheias de som e de fúria, além de luz e cor.  As instalações misturavam 
cores, desenhos, formas, com sons e muita interatividade.

Uma instalação, particularmente, me fisgou e segurou. Vídeos musicados, no que entendo como videoclipes, todos orbitando as batidas eletrônicas, do mundo INTEIRO em meio a imagens muito dentro do universo da arte contemporânea. Uma ilha de quatro faces com telas em todas, exibindo videoclipes e com fones para os espectadores ouvirem as músicas que regiam tais imagens (consegui explicar? no images!). A música ímã, hipnótica. Não queria sair dali!

Confesso que nunca me afinei de fato com as batidas puramente eletrônicas, analógica que sou! Fui apresentada a muita coisa boa em tempos idos, que me mostravam que a seara eletrônica vai além da coisa tão somente mecânica que sugere (aos leigos). Bem, mas não ficou... Não fui além sozinha, não desenvolvi um olhar, uma visão, deixei passar. E passou.

Mas ali, no FILE, em BH, 2018, voltou. E voltou forte, me inundando, transbordando. Tive ganas de compartilhar, dividir, experimentar e dançar. Vontade de falar que, sim, eu estava, pela primeira vez, falando aquela língua. A instalação com músicas e videoclipes com sonoridade algo eletrônica do mundo TODINHO, me surpreendeu pela qualidade e sofisticação das batidas e pelo ritmo! Que delícia!

E foi exatamente assim que entendi a diferença da minha recepção para tudo tanto com relação às outras vezes. Era a língua, a linguagem, uma abordagem que eu,enfim, compreendia. A maneira que aquele universo se comunica e vai se comunicar conosco. Os questionamentos que ora se impõem. É claro que temos alguma resposta (mas, em permanente evolução) para muito do que vivemos. Aquela exposição plenamente interativa é prova disto. Me arrependi de não ter levado o Lourenço.

cada um monta sua obra!
Música com os pés!
 Ali podia tudo que ele sempre quer fazer nas visitas a exposições de arte a que vai comigo. Podia tocar, pegar, entrar, ouvir, dançar, correr, sentir, cheirar, inventar. Uma pisada, uma nota musical; mais um passo, uma cor, seguindo andando, uma profusão de luzes! Em uma instalação, pequenos compunham músicas com as pisadas; os passos no caminho que se faziam música e eles adoravam!

Uma dica forte que já temos hoje é que a interação fixará residência em primeiro plano.  A comunicação efetiva da arte com o seu público. As cores, formas, texturas, sons e significados em diálogo, produzindo obras individuais e particulares, de acordo à impressão de cada par de olhos e cada corpo e cabeça que se entregam ao convite das obras.
O que não havia parado para pensar é que o festival trata de Linguagem Eletrônica. E aí é um universo! Tem, sim, um ângulo artístico, mas vai além disto. E é aí que mora o interesse e o interessante do projeto. Fui a esta edição do File BH, no CCBB, com este olhar e minha vida mudou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário