Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2011

vivendo e re-aprendendo... TUDO

Hoje, finalmente, consegui passar por cima de meus medos, temores e travas todos e fui à uma entrevista de emprego. E foi, de certa forma, a confirmação de algo que eu já intuía, só não sabia o alcance. Sabe aquela conhecida expressão, lugar-comum nosso de cada dia, que diz: vivendo e aprendendo? Pois... não há nada que se aplique tão adequadamente a este pedaço de recuperação que vivo que uma adaptação de tal expressão: vivendo e REaprendendo.

TUDO é um RE-aprendizado para mim. No detalhe. Cada etapa, cada passo, cada pormenor. E a primeira parte desta expressão é muito importante, muito necessária e muito verdadeira. Não posso (e não quero) esperar intuir cada pedacinho de tudo que é parte deste reaprendizado. Não posso esperar, por exemplo, intuir que preciso me formar novamente enquanto leitora. O grande lance é tentar tornar a sê-lo. É dar a cara à tapa e viver novamente esta leitora que estava adormecida em mim e experimentar as dificuldades todas para tal. Re-aprender o significado e a forma de um texto 'Saramaguiano', ou uma poesia, ou um texto absolutamente abstrato e com períodos e orações a perder de vista, virgulando opções, expressões, estórias, etapas, opiniões. 'Num' sem-fim de idéias. Meu momento, portanto, se resume a viver para re-aprender!!!

Re-aprender a falar, a engolir, a caminhar, a correr, a dançar, a escrever, a ler, a me equilibrar, a trabalhar, a procurar emprego, a me emocionar, a lembrar, a sonhar. Reaprender maldades, truques, curvas do caminho, descaminhos.

Re-vivendo e re-aprendendo cada passo do caminho, cada vírgula do texto de minha vida. Porque meu motor tem uma força incomensurável e um ótimo combustível chamado vontade de vida! Em todos os sentidos, todos os tempos, todas as viagens, todas as relações, todos os sentimentos. Todo o sentimento.

2 comentários:

  1. Poli, você é demais! Eu me sinto muito feliz por ter participado desse seu processo. E confesso que adorei ter vivido esse contato, e aprendido a te admirar tanto. Parabéns!
    Beijos, Leny

    ResponderExcluir
  2. Poliana,

    incrível a sua lucidez e disposição! Que venha o re-aprendizado!

    abs, Melissinha

    ResponderExcluir