Translate

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

amizades que se orbitam

A afinidade, a identidade, a admiração, a comunhão guiam nossas escolhas , e entrega, em termos de amizade. Amizade, não um sentimento de tudo e de todos, aquele dedicado a vários colegas do cotidiano. Colegas de trabalho, de escola, de qualquer rotina a que nos propomos e nos entregamos em nossos dias. Não. Amigos. Pessoas, sim, que eventualmente cruzaram conoso em uma destas atividades cotidianas e que as curvas do caminho conduziram a um significado maior, comum.Não importa em que direção vocês sigam dali por diante, vocês se encaixam n'alguma fresta de dias corridos. Alguma pausa para respirar.

E com o tempo, com o constante e intenso dividir de dias, tarefas, prazeres, palavra, literatura, música, jantares, taças de vinho, outros deveres e delícias, o carinho e a entrega crescem e tornam-se parte de algo maior, uma comunhão. Todo o sentimento.

E se você se permite um olhar atencioso ao outro, te reconhece incapacitado a qualquer julgamento e se propõe a crescer junto, você é capaz de reconhecer teu amigo também na mudança.

Em uma adaptação às novas cores de que a vida se pinta para ele, no crescer, no melhorar, no virar de página. Adaptando-se a uma nova realidade que se propõe, superando uma dificuldade ou buscando esta tal felicidade.

Lendo uma reportagem sobre Gal e Caetano na Rolling Stone do mês passado, deparei com uma frase que me fez parar, pensar e querer escrever mais do mesmo: " Se a amizade é identificação, confiança, comunhão de raízes, empatia ilimitada, amigos são mais que a família que escolhemos, são aqueles que continuam nos conhecendo quando mudamos."

Porque somos todos uma incansável busca. O novo está sempre à espreita, pelas curvas de nosso caminho, e temos, sim, de nos adaptar e mudar, permanentemente, para vivê-lo.

E um amigo de fato te reconhece nestas mudanças e abre os braços para o que nasceu em ti.

10 comentários:

  1. É dos mais bonitos e assertivos q vc já escreveu, minha amiga. Um beijo enorme e muitas saudades.
    Filipe

    ResponderExcluir
  2. Nossa lindo!!

    ResponderExcluir
  3. Poli, Adorei!!!..... Fico feliz em ter voce como amiga! Bj, nadia

    ResponderExcluir
  4. Poli... muito bom texto. Estava aqui pensando com meus botões, você já pensou em escrever um livro? Acho que seria um projeto super legal pra você tocar.

    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Lindo!Beijos grande, saudades das jantas e de tudo mais que aprontávamos por aí...

    ResponderExcluir
  6. Ler, sentir e me identificar... Pensei na minha amizade por sua mãe e o carinho por todos vcs.
    Bjo, Andréa

    ResponderExcluir
  7. Lúcia Pinheiroagosto 05, 2011

    Poli, é muito bom estar com amigos. Às vezes entre poucas palavras, só sentimentos...
    Como diz Chico Buarque, no Querido Diário:
    "Hoje topei com alguns conhecidos meus
    Me dão bom-dia, cheios de carinho
    Dizem para eu ter muita luz, ficar com Deus..."
    Belo seu texto sobre amizade. Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Marcionila Cotta Douradoagosto 05, 2011

    Poliana,

    Leio sempre seus posts, mas nunca deixei meu comentário. O legal nos textos que produz é sua leveza de estilo e a profundidade de sentimentos que você consegue transmitir. É como você se doasse inteira naquilo que escreve... Realmente seu amigo Cristiano tem razão: você poderia pensar em escrever um livro.
    Beijos!!!
    Marcionila

    ResponderExcluir
  9. texto bonito, pólis!

    ResponderExcluir
  10. Poli sempre é magnífico pra mim te ler. Um gde enorme abraço

    ResponderExcluir