Translate

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

nosso tradicional roteiro cultural

A programação cultural desta semana está incompatível com esta sub temperatura que nos assola. Nesta friagem intensa, neste frio de rachar, como dizem os mineiros, ninguém anima ficar assim, saindo de casa all the time, para fazer este mundo de coisas. Esta semana, abusei mesmo. Intensa ficou palavra pouca para descrever esta programação multiplicada, potencializada.


EXPOSIÇÕES

90 em Folha - uma exposição de imagens, fotos, cartoons, infográficos, que retratam momentos marcantes da história do país, trazidos pela Folha de São Paulo.

A Rua é Nossa... E de Todos Nós - exposição multimídia discutindo o uso das ruas e sua condição de patrimônio coletivo. No Museu da Casa Brasileira.

Warhol TV - Peças que fazem parte do acervo do museu do artista, em Pittsburgh. Cerca de 20 vídeos que tiveram sua participação. SESC Pinheiros.

Irmãos - O Xingu dos Villas Bôas - exposição que marca os 50 anos do Parque Indígena do Xingu e recria as experiências vividas ali pelos irmãos Villas Boas


CINEMA

Melancolia - O filme apresenta a possível colisão do planeta Melancolia com a Terra. Com esta sinopse e sendo do Lars Von Trier não precisamos de outros motivos para querer ver já! Espaço Unibanco Augusta, Frei Caneca Arteplex, etc, etc, etc.

Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano - apesar de já ter aparecido em um roteiro cultural antes, volta agora porque ninguém consegue cumprir a risca este roteiro pretencioso! No Frei Caneca e na Reserva Cultural.

A 90 em Filmes, mostra que integra programação paralela da 90 em Folha, traz, este domingo, Buena Vista Social Club, filme que, sem dúvida, merece e muito, bis no cinema. No MIS, Domingo, 17:10.

A Quinta Jornada de Cinema Silencioso - evento produzido pela Cinemateca - traz dezenas de filmes das primeiras décadas do cinema, em sessões com acompanhamento musical. Vale perguntar ao Google qual a programação.


TEATRO

Uma Cia Italiana de teatro, a Tasbicale di Bergamo, apresenta, este final de semana, duas peças, teatro sobre pernas de pau, no Pátio do Colégio. Hoje, às 19 e amanhã, às 13.

Absinto - O amor platônico entre um zelador e uma atriz como metáfora da solidão das grandes cidades. Espaço Parlapatões, qui e sex, 21 horas.

45 Minutos - Monólogo questionando se o teatro ainda proporciona alguma experiência transformadora. CCSP, quinta a sábado, 21 horas.


DANÇA

O Grupo Corpo está em temporada em terras paulistanas. No Teatro Alfa, de quarta a domingo. Apresentação da coreografia inédita, Sem Mim, com música de Carlos Nuñez e José Miguel Wisnick.


SHOWS

Plebe Rude - Hoje no SESC Belenzinho. Boa oportunidade de recordar, porque recordar é viver, os anos 80. E no ambiente delicioso do Sesc Belenzinho, meio choperia, restaurante, espaço aberto...

Black Rio - Mixto de Funk, Soul e Samba Rock com aquele swingue saboroso. N'outra choperia, d'outro SESC, o Pompéia desta vez! Mañana, a las 21:30!

Del Rey - Aquele grupo que faz tão bem, tão originalmente, releituras do Rei. Descontração e presença de palco do China + integrantes do Mombojó. Dançante, divertido, delicioso!!!

UAKTI - conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, inusitados até! Instrumentos construídos pelo próprio grupo. Também no SESC Belenzinho, no Teatro, domingo, 18 horas.

Mais um show na choperia do Sesc Pompeia, mais uma edição do tradicional Prata da Casa. Ótimo show em um ótimo lugar! Gui Amabis apresentando seu album "Memórias Luso Africanas". Meus elogios vêm de textos, também elogiosos, que andei lendo a respeito. Me atiçou a vontade de conhecer!!!

Alzira E. - parceira de Itamar Assumpção promovendo lançamento de seu álbum, Pedindo a Palavra, com a participação de Curumim e do poeta arrudA, auditório do SESC Pinheiros, quarta, 20:30.

O Projeto Só Blues, no CCSP, esta quinta traz Celso Salim e Rodrigo Mantovani apresentando seu 'Diggin the blues'- resultado de intensa pesquisa sobre raízes do Blues no Mississipi.


CONCERTO

A Menina das Nuvens, ópera de Villa Lobos, apresentado no Teatro Municipal, em curta temporada. Terça e Quinta, 21 horas. Domingo, 17 horas.


BALADA

Bazar de discos de vinil no Paribar, tradicional reduto boêmio de 1942 a 1980 traz estandes de colecionadores selecionados por todo o Brasil e pretende atrair, também, interessados em garimpar discos antigos e artistas contemporâneos.

Esta semana, vamos nos limitar ao Caos! ;) Brincadeira. Em termos de baladas, saídas, festas dançantes e afins ficamos somente com o Caos e Alberta #3, o primeiro n'Augusta e o segundo na Praça da República. Ambas com DJS... a primeira com uma pegada mais 'indie', a segunda mais focada no rock clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário