Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

samba da vela

Aconteceu hoje, no SESC Vila Mariana, show do Samba da Vela. Samba da Vela que eu conheço, adoro e já havia comprado ingresso junto à leva dos ingressos sescianos que compro aos primeiros dias dos meses todos, sempre.


Mas confesso que estava desanimada e considerando de fato a hipótese de não ir. Havia passado a noite inteira de ontem viajando, ônibus BH – SP. E emendei a noite ‘itinerante’ a um dia de trabalho. Aí, haja energia e disposição.


Mas a poliana virginiana aqui não se permite perder um algo algum dia planejado e algum dia querido (da querência). Feliz decisão, bendito 'virginianismo'.


Aquela alegria deles foi logo me tomando. O Samba da Vela toca sempre à luz de uma vela, que é acendida ao princípio do show, e segue tocando até que ela acabe ou se apague. E nesta noite em que eu tinha toda minha energia exaurida, consumida, mais que a vela, a música deles me iluminou o espírito, me trouxe vitalidade e luz aos olhos.


“Acendeu a vela

O Samba já vai começar

a vela é quem chama

Que é viva a chama
Pro povo cantar
A fé que não cansa
Mantém a esperança do nosso viver
O Samba da Vela está esperando você..."


Com letras despretensiosas, criativas, divertidas, de temáticas populares, com todas as características que trazem um bom e saboroso samba de raiz, eles exibiam uma descontração e uma leveza no palco contagiantes. Muitas piadas, brincadeiras e jogos com as letras dos sambas depois um deles disse: “isto aqui está pior que um stand up!”!!! Na verdade estava melhor. Na graça, na leveza, na energia, no ritmo e nas letras! Me contagiou! O Samba é o melhor exemplo do poder da música na condução de nosso humor e ânimo.


E as brincadeiras de cunho ‘social’, sobre raça, classes e afins predominavam. Ao que eles cantam: "Mas que vontade de ser pobre um dia porque ser todo dia, está complicado..."


Muitas músicas embebidas nesta graça e leveza depois, eles cantam, afinal: “quando a vela se apagar e o samba terminar, a comunidade chora...”


E a vela se apagou... mas a luz que a música deles me trouxe vai ficar!

2 comentários:

  1. Lucia Pinheironovembro 17, 2011

    Poli,como canta Alcione:

    "Não deixe o samba morrer
    Não deixe o samba acabar
    O morro foi feito de samba
    De Samba, prá gente sambar..."

    Bjos. Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Sucrilhos (Kelly)novembro 21, 2011

    O samba da mais pura raíz!

    Ótimo texto, Jhones, como sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir