Translate

domingo, 30 de setembro de 2012

uma viagem tropical




Cenas históricas encadeadas e costuradas com depoimentos atuais dos protagonistas de então.  Um belo trabalho musical com uma trilha sonora que é, antes de tudo, personagem. Memórias eloquentes de um período culturalmente efervescente.

Tropicália, documentário de Marcelo Machado, reconstrói este movimento que foi muito além da música e traz, além de tudo, uma contextualização das referências (todas e muitas) desta turma.

“Qual é a cola que juntou estas pessoas todas?” Verdade, Sérgio Dias (Batista, o Mutante), o sincretismo dava a cor do movimento; síntese da cultura genuinamente brasileira em consonância com o que se produzia ao redor do mundo.

A Tropicália era, antes de tudo, um movimento cultural mestiço. Muito além da música de Caetano, Gil, os Mutantes e outros, diversas manifestações artísticas, de forte conteúdo ‘tropical’, davam as cores deste movimento multicultural: o Cinema Novo com Glauber Rocha; o teatro com a iconoclastia de José Celso Martinez Corrêa, as artes-plásticas, com Hélio Oiticica a quem se deve, inclusive, o nome do movimento.

Tropicália era uma instalação sua que era, segundo ele “a 1ª tentativa consciente, objetiva de impor uma imagem obviamente brasileira ao contexto (…) da vanguarda e das manifestações em geral da arte nacional.”

O filme é uma viagem hipertextual de sons e imagens, uma imersão nas referências todas de uma época buscando responder uma pergunta: O que é a Tropicália, afinal? Em indescritível participação, Tom Zé nos traz sua explicação e nos convence, melhor que ninguém, que o movimento é inexplicável!

Assistir a eles se vendo, se comentando e se explicando nos dá a dimensão dos contornos afetivos que o movimento ganhou. Nos envolve e nos embala com estas canções tão significativas para todos e para a história do país, até. Canções que falaram alto na formação musical (e política de alguns). Parte forte da trilha sonora de nossas vidas.  Faz viajar no tempo.

Um documentário informativo que, sem ser muito didático, nos conduz por um recorte musical e por adjacências culturais de uma época que diverte e emociona por equivaler a um mergulho naquele tempo. Se imbui na mesma energia do movimento, nos levando, todos, a uma viagem.

2 comentários:

  1. Muito bem recomendado por vc. Irei assistir.
    Márcia Araújo

    ResponderExcluir
  2. O Tropicalismo foi um movimento que conseguiu dialogar com o que havia de mais revolucionário na sua época, tirou o Brasil da "Idade Média" e o levou para modernidade. Uma verdadeira revolução artística, estética e cultural.
    Belo texto poligirl, com certeza irei assisti-lo.
    Breno.

    ResponderExcluir