Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

nós somos os cantores do rádio



Em cena, atores e músicos, 11 ao todo, que cantam, dançam e interpretam canções de Lamartine Babo. Assim se inicia, em contagiante clima de ensaio, espetáculo inspirado na vida e na obra do compositor carioca, musical que leva seu nome, em cartaz no Sesc Consolação. E o tom de informalidade envolve. O mote do "ensaio" propicia uma intimidade, que leva consigo o espectador.

Lamartine Babo é um espetáculo musical, mas que não se restringe ao show. Os papéis são muito bem interpretados, definidos por pequenas nuances, detalhes indicadores dos personagens, das personalidades dos que ali cantam. Nas miudezas.  O vestuário, o santinho no pescoço, as posturas, os olhares. E nos surpreende (e a eles) a interpretação. Surpreende e emociona

E esse elenco, afinadíssimo, canta - e toca - canções reconhecidas até por quem não saberia creditá-las ao compositor carioca homenageado nesse espetáculo. Os mais tradicionais clubes de futebol carioca trazem hinos de sua autoria. E o que dizer de tantas e tantas músicas cantadas até nossos dias, já quase parte de ‘um nosso’ cancioneiro?

Na mais recente criação do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, dirigido por Antunes Filho, que desta vez assina o texto, um grupo musical ensaia um show com as inesquecíveis músicas de Lamartine. Tudo vai bem até que recebem uma estranha visita. Um vizinho, acompanhado de sua sobrinha, misteriosamente, sabe tudo do compositor carioca, ‘obra e vida’, qual uma enciclopédia ‘Lamartiniana’. Há um mistério em torno da figura deste homem que não vale entregar.

A atmosfera de sarau com um repertório que nos é tão comum realmente envolve. Lamartine Babo é uma festa feliz e contagiante, cujo clima faz lembrar bailes de carnaval antigos. Ao final já somos, todos, platéia, parte deste ensaio, cantarolando músicas que nos são tão familiares e parte de nossa histórias.

“Nós somos os cantores do rádio...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário