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sexta-feira, 19 de abril de 2013

o grande irmão está de olho em você



É o Liceu Gustave Flaubert, o principal cenário desta história movida a metalinguagem.

No longa de François Ozon, Claude, aluno no Liceu, precisa fazer uma redação por semana como exercício proposto por seu professor de literatura, Germain. Na primeira redação, o garoto descreve uma ida à casa do amigo Rapha, onde conhece o Rapha pai  e a mãe, Esther. Sua redação e estilo (e, sobretudo, seu tema) chamam a atenção do professor.

É a primeira de uma série. Seguem-se redações sobre o mesmo tema e no mesmo tom ‘voyeurístico’. Do epicentro da vida privada da família, Claude começa longa narrativa, em capítulos, dos dias e de aventuras, deles e com eles. De maneira muito íntima, revela pormenores de seu cotidiano e com pitadas de suspense, dá à história, ares folhetinescos.

Querendo estimular um aluno em quem percebe um talento acima da média e, sobretudo alimentando também um seu voyeurismo, o professor espera ansiosamente o próximo capítulo da 'novela' dos Rapha’s, como Claude os chama, criando ali uma relação de interdependência, alimentada, de certa forma, pelo ‘consumo’ da vida dos outros.

Na medida em que aprende literatura, ele começa a imprimir requintes a seus textos e o longa ganha descrições poéticas, sob seu ponto de vista. Com o permanente propósito e estimulo (do professor) de criar “personagens”, aplicando regras e conceitos literários, de tornar a história mais convincente, ele nos deixa, todos, em dúvida sobre a realidade das situações narradas. Do quanto ali seria romanceado por ele e do que acontece, de fato, história adentro.

Neste ponto, chama a atenção, sobretudo, o caráter crítico e analítico daquilo que observa. Ele colore suas descrições e as enche de entrelinhas. Nuances psicológicas e outros detalhes definidores dos personagens desenham, expõem hábitos contemporâneos, com o banal e o corriqueiro elevados a espetáculo, e potencializam a dúvida dos contornos da história do filme e as histórias do voyeur.

Claude faz, assim, uma Sherazade revisitada. Observando o espetáculo da vida alheia e registrando como ficção, ele desperta, e conquista, a atenção do professor.

No filme, o roteiro bem desenvolvido e o toque de suspense dado pela história dentro da história, prendem a atenção até o desenlace. ‘Dentro da Casa’ usa metalinguagem para expressar o dilema entre real e ilusão na era das verdades editadas e deixa perguntas atrás de si. E cada espectador, pós filme, traz consigo uma resposta.

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