Translate

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

música de cinema


Era música e era cinema. Era Caymmi e era Henry Mancini. Era SESC e era eu.

Na exposição ‘Música e Cinema – O Casamento do Século?’, o SESC explora justamente esta relação reunindo conteúdos que bem dimensionam as particularidades e interseções  das duas linguagens.

E naquela noite, era o consagrado e virtuoso compositor, arranjador, violonista e cantor Dori Caymmi (!) apresentando seu álbum ‘Cinema, a Romantic Vision’ no SESC Pinheiros.

Dedicado a Henry Mancini, compositor de tradicionais trilhas sonoras para  TV e cinema, o trabalho apresentou arranjos meio bossa, meio jazz para temas clássicos como Pantera cor de Rosa, Cinema Paradiso, James Bond, entre outros.

Mas, para nosso deleite, o show se partiu em dois “ por que eu não tenho tanta trilha assim”, como ele mesmo nos revelou o protagonista da noite.  Assim, o primeiro foram o que o trouxe ao projeto ‘Música e cinema’,  as releituras de clássicas trihas.  O segundo foi o músico apresentando repertório bem delimitado por seu sobrenome, ou seja,  autoral e/ou familiar, em tom jazzy. Uma nossa identidade forte, mas menos carnaval, menos batuque; mais baixo, mais piano. Menos pandeiro, menos samba, mais bossa.

Mais apreciável porque mais melancolia escondida nas melodias. Aquarela do Brasil, feita mais triste e serena, em levada mais depressiva, como descrita por Dori 'himself', nos deu o tom exato da bossa daquela noite.

Muitas trilhas, muita bossa e muitos causos depois, Dori se despede deixando em nós um outro pedaço da identidade brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário