Translate

sábado, 26 de novembro de 2011

minha tradução de meus dias felizes...

Diante de tudo que aconteceu em minha vida, todos os (des)caminhos recentes por que passei, as pessoas se surpreendem muito por eu não ter me deprimido, seguir positiva e otimista, buscas mil me rodeando, tudo ao mesmo tempo agora, como sempre fui.

A resposta a estes tantos questionamentos está em meu, digamos, 'alicerce'. Em minha raiz, na minha razão de ser. Sendo absolutamente redundante, é que sou poliana. Além de Poliana, sou poliana. Tenho este nome em função da moça da escritora Eleanor H. Porter. Quer dizer, da menina e da moça. Apesar de que eu, Eleanor, acho que já me fantasio, corpo e mente, de mulher.

Dona Márcia Araújo, quando estava grávida de mim, leu este livro, se encantou com a moça do jogo do contente e me deu este nome. Então, ser poliana está em minha raiz, minha razão de ser, literalmente. Só estou, então, Dona Márcia, tratando de ser fiel ao teu propósito ao me dar este nome. Diante de tudo que me aconteceu, estou aqui, viva e quase sem sequelas. A única 'lembrança' que me resta de tal acidente em meu percurso de vida é a falta de memória. De uma memória 100%. Já estive em 0% e hoje estou em algo entre 70 e 80%, creio.

E sendo poliana outra vez, e sempre, um lado positivo desta perda de memória é não me lembrar do(s) lado(s) ruin(s). Não tenho nenhuma lembrança de dor, do acidente mesmo, dos fatores condicionantes (o que e quem), dos dias, meses nos (3) hospitais em que fiquei...

Além disto, sou virginiana. Não, não acredito NADA em astrologia. Mas tudo que dizem da virginiana, coincidentemente sou eu! Então traço objetivos mil o tempo todo! E estou sempre na iminência de um gol! Muitas, quase diárias, pequenas vitórias. E saber contabilizar estas pequenas vitórias é um estimulante absoluto para novos objetivos e dedicação a todas as muitas 'terapias'.

Para uma agnóstica, que tinha medo da morte me tornei uma praticante absoluta do carpe diem! É aproveitar o aqui e agora porque esta vida pode nos trazer significados muitos. Aproveitar com força tudo, agora, na hora em que acontece! Porque amanhã, posso não me lembrar, então o hoje, o agora significam MUITO para mim... Significados intensos e extensos que já não estão cabendo aqui em meu peito... estou derramando sentido de vida...

Estou, então, a caminho de deixar este acidente para trás, em TUDO! Só um resultado muito valioso vai me ficar. O aprendizado. Olhar para trás e ver que passei por cima de tudo tanto não tem preço, não tem tamanho. É um sentimento enorme e um valor à vida e ao que tem de humano ao meu redor... tudo tanto... Porque estou derramando vida porque eu "envergo mas não quebro!"


Envergo Mas Não Quebro
Lenine

Se por acaso pareço
E agora já não padeço
Um mal pedaço na vida
Saiba que minha alegria
Não é normal todavia
Com a dor é dividida

Eu sofro igual todo mundo
Eu apenas não me afundo
Em sofrimento infindo
Eu posso até ir ao fundo
De um poço de dor profundo
Mais volto depois sorrindo

Em tempos de tempestades
Diversas adversidades
Eu me equilibrio e requebro
É que eu sou tal qual a vara
Bamba de bambú-taquara
Eu envergo mas não quebro (2x)

Não é só felicidade
Que tem fim na realidade
A tristeza também tem
Tudo acaba, se inicia
Temporal e calmaria
Noite e dia, vai e vem

Quando é má a maré
E quando já não dá pé
Não me revolto ou me queixo
E tal qual um barco solto
Salto alto mar revolto
Volto firme pro meu eixo

Em noite assim como esta
Eu cantando numa festa
Ergo o meu copo e celebro
Os bons momentos da vida
E nos maus tempos da lida
Eu envergo mas não quebro

4 comentários:

  1. E vc honrou o nome!! E como honrou !!!!!!!
    Márcia Araújo Guerra

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, Poliana. Estou começando a crer que os nomes são determinantes. No livro dos nomes, Poliana é pessoa intuitiva, inteligente e equilibrada. Tem vocação para atividades intelectuais. Busca a paz e não suporta qualquer tipo de aprisionamento, por isso ressurge de qualquer situação. Sua mãe foi sábia.Até quando escolhem os nomes,as mães sempre desejam o melhor para seus filhos, embora algumas leiam o livro errado, não é mesmo? Beijos, Regina

    ResponderExcluir
  3. Poliana, sou aluna da Regina no colégio Mayrink Vieira, e com indicação dela me interessei em ler o seu blog. Bom, gostaria de lhe dar os parabéns pela força e motivação que você tem, sua história de vida é muito linda, e deve ser seguida como exemplo, pois você mostra que podemos superar muitas coisas nessa vida!
    abraços Neuda Mendes.

    ResponderExcluir