Translate

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

morrer x escrever

Como agnóstica, tenho medo da morte. Não sei se para todos é assim, razão direta, como para mim. A falta de fé, ou melhor, de conhecimento, acerca de qualquer coisa além deste mundo que vivemos, me faz temer o fim. E é um medo, assim, tão material, que o sentimento que me vem primeiro quando penso na morte é claustrofobia. Tenho pânico de me imaginar dentro de um caixão, aquele cubículo, durante muito tempo. E se o ar acabar? E não há espaço para me mexer, nem um milímetro... vai me dar câimbra, porra!

Li, esta semana, uma reportagem com o Caco Barcelos na Rolling Stone do mês passado e me reconheci em muitas de suas crenças, seus medos. Principalmente em sua relação com a morte. Sua não aceitação da morte. "A vida acaba, no fundo, ficando meio sem sentido".

Concordo absolutamente, Caco. Nos dedicamos tanto, a vida toda, a aprender e a crescer e quando a maturidade se torna um bem, uma parte de nós, de nossas decisões, começamos a entrar em um processo de debilidade física, e mental, que nos impede de fazer bom uso do que o tempo e a idade nos presentearam. Ganhamos em maturidade e sabedoria mas perdemos em clareza e articulação. Do corpo e das idéias. Depois de nos preenchermos de conhecimentos, sabedoria e crescimento caímos no vazio da morte.

Também não me conformo. E tenho uma esperança lá no fundo de, algum dia, encontrarmos algum remédio para esta inevitabilidade da morte.

E a identidade seguiu por outras veredas. Se fez mais forte quando ele explica a força de seu vínculo com histórias, escrever histórias. Começando pela paixão e pelo uso contumaz de caderninhos e terminando no fato de perdê-los todos.

E entendi que esta compulsão por guardas histórias, escrevendo-nas todas, sempre, pode ser, sim, uma saída para este medo, inconformismo com a morte. Seria uma forma de se perpetuar.

3 comentários:

  1. Poliana, esse assunto de morte é mesmo bem louco.
    Não levo muita fé na " inevitabilidade da morte". Acredito sim na imortalidade. Pra mim, John Lennon é imortal, da vinci é imortal e acho que até a Amy se tornou imortal. A imortalidade está naquilo que você fez e deixou. E é pensando nos "imortais" que parei de pensar na morte, pois ela só me levava a duas linhas de pensamento: a da fé na reencarnação e a ideia de viver tudo intensamente (pois não se sabe o dia de amanhã). Por isso que acho melhor pensar no agora, enquanto se está vivo, do que pensar na possibilidade de estar morto.

    ResponderExcluir
  2. Lucia Pinheirojaneiro 19, 2012

    Lembrando Guimarães Rosa, nos devaneios da vida e da morte:

    "Viver é muito perigoso... Porque aprender a viver é que é o viver mesmo... Travessia perigosa, mas é a da vida."
    "A morte é para todos.Viver é bem pessoal."
    "As pessoas não morrem, ficam encantadas"

    ResponderExcluir
  3. Por tu do isso Renato Russo já recomendava sabiamente: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..."
    Márcia araújo Guerra

    ResponderExcluir