Translate

domingo, 25 de maio de 2014

fossem somente crianças


Voltando alguns dias no tempo para comentar um espetáculo a que assiti e, apesar de ótimo, não coube ainda em minhas entrelinhas, quiçá nas linhas, aquelas oficiais, tão à beira da loucura que ando.

Quero falar e contar e exclamar de dias passados virados. Virada Cultural Paulista 2014, este é o mote geral, mas o específico é dentro da viradinha, aquela dedicada ao público infantil. O pedaço maior de minha Virada foi, assim, diminutivo.  ViradINHA. Era um espetáculo da (ótima) banda Bixiga 70, com a participação de cantores convidados, em representação e reinterpretação do clássico musical ‘Os Saltimbancos’, de Chico Buarque (pra resumir a história -  parêntese dentro do parêntese, é que a versão brasileira é que é dele).

Mas seguindo com os Saltimbancos, em releitura dramatizada, seguindo o roteiro da apresentação original, desta vez via apresentação do Bixita 70, figuravam (coadjuvando?) a gata Anelis Assumpção, o cachorro Maurício Pereira, o jumento Skowa e a galinha Alzira E, além da Dona Operilda, condutora do espetáculo, personagem da atriz Andrea Bassit.

Além da riqueza musical proporcionada pela turma Bixiga, aquela apresentação lúdica no visual, na representatividade, nas canções e seus significados; aquele musical tão bem encenado e tão parte de minha infância me proporcionou uma viagem no tempo, despertando a sra  memória afetiva. Lembranças tão vivas de um tempo distante e saboroso que me trouxe, repetidas vezes, lágrimas aos olhos.

Em cima, os bichos Saltimbancos cantando e dançando, embaixo, “nós gatos” eufóricos; pais filhos e outros saudosos, “ felinos, não reconhecerás”.

“… E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores

Fossem somente crianaças…”

Um comentário:

  1. Nossa! Os Saltimbancos também marcaram minha infância! E olha que eu sou beeeem mais velha que você! Acho que esta trilha marcou a vida de muita gente! Obrigada por me fazer reviver. Beijos, Rita



    ResponderExcluir